[recent]

31 de agosto de 2017

Higiene Oral: Quando e Como Começar?

Quando devo começar a escovar os dentes do meu filho?

Olá querido leitor! Sou a Dra. Camila, dentista com pós graduação em Odontopediatria e fui convidada para falar com vocês sobre um assunto super pertinente no consultório odontológico: cuidados com a higiene oral de bebês e crianças. Geralmente os pais chegam a consulta com várias dúvidas e é papel do Odontopediatra saná-las.
Os primeiros dentinhos do bebê começam a nascer por volta do 6º mês de vida e este é um ótimo momento para uma consulta com o Odontopediatra. Nesta consulta poderemos orientar aos pais em como realizar a higiene bucal do bebê , quais produtos utilizar e qual conduta tomar caso a criança se negue a realizar a escovação.
Antes mesmo do nascimento do primeiro dentinho, é recomendado que seja realizada a higienização bucal do bebê utilizando uma fralda de pano ou gaze com água filtrada passando delicadamente por todo o interior da boquinha lembrando sempre de higienizar bochechas e língua. É super importante a realização deste procedimento, pois além de remover os resíduos de leite materno, cria-se o hábito da higiene bucal desde cedo para que quando a criança tiver seus dentinhos, ela esteja acostumada a manipulação da boquinha e aceite a escovação mais facilmente.
Mas doutora, meu filho já tem dentes! Como devo fazer? Calma mamãe, falaremos disso agora! A partir do nascimento do primeiro dentinho, é indicado a utilização de escova de dentes. Ahhh doutora, mas eu uso dedeira. Dedeira pode?? Não mamãe! Dedeira possui cerdas de silicone e sua função é para massagear a gengiva do bebê principalmente naquele período de maior desconforto do nascimentos dos dentinhos.    


Portanto, nasceu o primeiro dente temos que começar a utilizar escova dental compatível com a idade do pequeno, de cerdas macias, cabeça pequena e cabo comprido para que os pais possam guiar e acompanhar a escovação.
Para a escovação é indicado o uso de pasta dental COM flúor desde o nascimento do primeiro dentinho. Doutora, mas você é louca???? E a fluorose??? Meu bebê não sabe cuspir!!!!     Caaaalma mamãe, a dentista aqui não é doida!! Esta é uma recomendação da Academia Brasileira de Odontopediatria (ABO) e também da Sociedade Brasileira de Pediatria. A recomendação é creme dental fluoretado a partir de 1.000 ppmF (informação sempre encontrada no rótulo da embalagem do produto). A escovação deve ser feita no mínimo duas vezes ao dia e a quantidade vai variar de acordo com:


Essas medidas são cientificamente seguras quando respeitadas e portanto você não precisa ter medo da temida fluorose (intoxicação por ingestão excessiva de flúor). E ainda é super importante a supervisão dos pais durante a escovação sendo sua função colocar o creme dental na escova e nunca do pequeno. Também é de suma importância manter a pasta de dentes fora do alcance da criança para que não tenha o risco da criança “comer” o creme dental devido ao gosto agradável.
Outra questão muito importante é com relação ao uso do fio dental. “Ué, mas criança tem que usar fio dental?” Simmmmm, a partir do momento que os dentinhos se encontram, é extremamente importante o uso do fio para que se remova a placa bacteriana presente entre os dentes. Somente a escova de dentes não é capaz de remover as comidinhas que se escondem no meio dos dentes. Podemos utilizar para as crianças tanto o fio dental convencional quanto os tipo forquilha. É indicado a utilização uma vez ao dia e preferencialmente no período da noite.



E aí? Gostou das dicas? Para maiores dúvidas deixe seu comentário aqui! Até a próxima!


Por Dra.Camila Mota de Alencar 
Cirurgiã Dentista e Pós Graduada em Odontopediatria
No Instagram: @cam_alencar
Nenhum comentário
Compartilhe:
Thais Pinheiro
Thais Pinheiro

Thais Moura, 30 anos, carioca, bacharel em Direito e blogueira social media, mãe em tempo integral do Marcelinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário